sábado, 6 de dezembro de 2014

Reflexão sobre a Qualidade nas Escolas Públicas do Brasil

Sobre a aula 9, tínhamos como proposta refletir sobre duas imagens e trazer essas ideias para o blog :
Nas imagens, a ideia que as escolas estão cada vez mais castigadas por um sistema cruel que deveria beneficiar todos para que a sociedade não sofresse com tanta desigualdade. Mas o que vimos nas imagens nos retratam :




  • Má instrutura física das escolas públicas

  • O fato de muitos  professores não tentar conhecer melhor o aluno para poder mudar a expectativas desses alunos . Desfazer a imagem estereotipada do outro.

  • Que a culpa de muitas questões é do capitalismo que acaba dividindo- nos causando as crescentes desigualdades sociais. 

  • A falta de valorização do profissional da educação e mais ..


Tudo que foi construído dentro de sala foi bastante produtivo, mas uma vez abriu nos para uma visão bastante criteriosa em relação a esses problemas que vem cada vez mais ganhando espaço no nosso cotidiano. Segue aqui um link sobre o assunto para podermos refletir melhor:

2 comentários:

  1. O blog está recheado de assuntos relevantes ao cotidiano escolar. Quero destacar neste comentário a questão da reprovação. Reprovar um aluno é desconsiderar todas as suas construções ao longo do ano letivo, é acreditar que ele não aprendeu nada, desvalorizando seusganhos e construções.Acredito que uma avaliação contínua, que não esteja apenas baseada em provas e testes poderia sim, contribuir para a redução dos números alarmantes que as pesquisas nos mostram hoje. A dependência em algumas disciplinas pode ser uma alternativa a crueldade da reprovação. Um aluno não pode "voltar do zero", pois, certamente ele construiu conceitos importantes em sua caminhada, não devemos desconsiderar os progressos que ele atingiu.

    ResponderExcluir
  2. As reflexões estão interessantes, entretanto, caberia aprofundar um pouco mais apresentando as ideias dos textos.

    ResponderExcluir