terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Aprovação x Reprovação

Boa noite galera, 
nessa postagem um pouco atrasada ( rsrsrs..), trago a proposta do professor Ivan com o objetivo de analisar juntamente com meu grupo as informações das taxas de rendimentos da Escola  Municipal Professor Amazor Vieira Borges no municipio de Nova Iguaçu, através deles podemos verificar o quanto grave é o sistema que vem reprovando as nossas crianças, sem mesmo ter um acompanhamento maior.

  • No ano de 2010 o gráfico nos traz as informações bem claras de que nos anos iniciais 19% das crianças da escola eram reprovadas. E nos anos finais, quase 29% das crianças tinham o mesmo quadro.

  • Em relação ao abandono, é um numero bastante reduzido durante o ano de 2010.
  • Nessa escola no ano de 2010 em relação aos anos inicias é um numero bastante considerado, agora os anos finais ficou um pouco acima dos 60%


  • Já no ano de 2013 tem uma grande queda na reprovação e um aumento na aprovação, mostrando que é possível em algumas escolas municipais ter um acompanhamento do aluno que não tem um rendimento tão bom assim. No slide os dados estão bem claros.












A Parte final da nossa pesquisa de campo, se dá com a entrevista e uma pequena analise da mesma.No qual o aluno nos traz suas inquietações relacionadas a sua escola.


*  Entrevista com o aluno

1) Quantas vezes você foi reprovado?
"1 vez só"
2) qual o motivo da reprovação?
"eu ficava até tarde na rua brincando com os meus amigos e ficava muito cansado, porque eu brincava e corria muito"
3) E os seus pais acordaa você para ir a escola?
"Não, porque eles trabalham e acordam muito cedo e eu acordava sozinho, aí como eu estava cansado não ia pra escola"
4) Como você se sentiu?
"Me senti triste, porque eu vi os amigos do meu grupo na escola passarem e eu não e eu só brincava com eles quando estava na hora do recreio"
5) Você gosta da escola onde estuda?
"Não"
Pq?
"Eu passei o 5 ano inteiro tendo aula de expressão númerica e era muito chato, a professora também era chat brigava comigo mesmo sem eu está fazendo bagunça e ela não brigava com os meus colegas"
6) Mas por que ela não brigava com os outros alunos?
"Ela não gostava de mim"

Análise
Ao fazermos uma análise da entrevista feita com o aluno da escola podemos observar que faltou uma maior participação dos pais no cotidiano escolar da criança, fato esse que é tão importante para o desenvolvimento da criança. Um outro aspecto que podemos retirar da entrevista foi o fato do aluno se sentir injustiçado, fazendo a criança ficar com a sensação de rejeição pela professora, tornando a escola dessa forma um lugar não acolhedor, acolhimento esse que é extremamente importante para todas as crianças.

Um comentário:

  1. O grupo fez um trabalho interessante. Tal atividade ajuda a lidar com os dados que são produzidos pela escola e que, normalmente, são negligenciados. Assim, é possível que os futuros professores, mesmo que atuem em sala de aula, possam perceber o desenvolvimento de seus alunos acompanhando todo o processo e, assim, ao identificar os problemas buscar soluções para reverter o quadro de fracasso. Espero que tal atividade tenha ajudado...

    ResponderExcluir