domingo, 9 de outubro de 2016

Discutindo sobre portfólio reflexivo nos processos de formação



 DEFINIÇÃO:

O portfólio é um instrumento que serve para avaliar, uma forma de registro e de registrar todos os momentos do fazer pedagógico de diferente maneiras. É também um meio do professor se auto-avaliar, revendo a sua prática/ sua atuação.


_________________________


Durante a leitura do texto, fui observando que o portfólio é uma construção de conhecimento de uma forma avaliativa, quando você pega um portfólio pra ler o que você entendeu, sobre o processo de produção do seu dia-a-dia, ou do seu semestre, você acaba refletindo sobre sua prática, até que ponto determinada atividade os alunos participaram mais, que atividades eles se envolveram com mais empenho, dentre outras coisas.

É na possibilidade que esta estratégia pressupõe de o formado poder falar de si ( quando o narrador narra, narra-se...), poder contextualizar suas aprendizagens na sua história de vida, atribuir significados às suas experiências e interpretá-las a seu modo, que reside a diferença entre estas e outras estratégias de formação.


ENTÃO PENSE:

- O portfólio é um processo contínuo;
- O portfólio nos ajuda na auto-avaliação;
- O portfólio nos torna mais reflexivos;
- O portfólio nos dá oportunidade de recriar,
- O portfólio nos faz criar o exercício de analisar; criticar, entre outras coisas..

Algumas escolas trabalham com o uso do portfólio para que seus docentes reflitam sobre suas práticas e assim acabam melhorando e muito em relação as suas atividades, abordagens dentre outras questões. Fiz estágio em uma escola maravilhosa que utilizava o portfólio como recurso para que o professor refletisse sobre a sua prática e de fato, sempre tinham reuniões onde eles discutiam sobre as anotações do portfólio e via que realmente funcionava e era bastante legal.




ENTÃO RE(PENSE) O QUANTO O PORTFÓLIO PODERÁ TE AJUDAR !!!

#Portfólio #educação #inclusão #avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário